EntreAspas

Coletivo de intervenção urbana que atua desde 2006, em Belo Horizonte (Minas Gerais). A partir de derivas noturnas pelo centro urbano, que vão até o dia amanhecer, desenvolve trabalhos com todo tipo de materiais encontrados nas ruas por onde passa, tais quais madeira, sacos de lixo, entulho de caçambas, entre outros. Portanto, transforma a rua em uma galeria de arte aberta e interativa.

O diálogo com o local e seus habitantes é peça fundamental no processo de construção da obra. Assim, relacionando com seu entorno e com as pessoas que trafegam nesses locais, cuja grande parte é composta de indivíduos em situação de rua, o coletivo cria esculturas efêmeras e instalações que questionam a mobilidade, convivência e socialização no espaço urbano.

As características, formas e cores do objeto encontrado definem qual será o conceito do trabalho: se será escultórico ou um happening. Resta somente o registro fotográfico como recorte de memória dessas ações que acontecem constantemente pelas ruas da capital. Esses registros são adaptados a espaços expositivos, criando novas questões a partir da atemporalidade das imagens, ressignificando o processo documental inicialmente proposto. O vídeo também é um produto experimental das ações do coletivo Entreaspas, hoje formado por Warley Desali e Loreno Ross.

EntreAspas: www.flickr.com/photos/entreaspas/

 

entreaspas 2
entreaspas 3
entreaspas 1

Galeria Genesco Musta, Palácio das Artes

                                                     Galeria Genesco Murta, Palácio das Artes (2012).